quarta-feira, 10 de julho de 2013

Relatório de Atividades.

- Participamos nas estruturas da escola (Conselho Geral, Conselho Pedagógico). 

- Mantivemos reuniões periódicas com o Conselho Executivo e sempre que possível em horário pós-laboral. 

- Promovemos Reuniões com os Diretores de turma. 

- Temos uma sala para poder receber os pais onde temos o Gabinete de Apoio aos Pais e Alunos onde estivemos sempre presentes quer em presença física uma vez por semana, quer por via telefónica.

- Participamos na organização da Semana da Cultura e estivemos presentes com um stand onde procuramos divulgar a nossa AP e a nossa Escola. Procuramos também conseguir mais verbas para ajudar os nossos alunos.

- Participamos na organização da Semana da leitura na Biblioteca da nossa Escola, tendo também trazido duas escritoras.

- Incentivamos as Associações do Agrupamento através das reuniões com o Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento da nossa Escola, à participação das mesmas em diversas atividades, tendo também havido partilha de informação e colaboração entre as mesmas.

- Disponibilizamos e mantemos atualizada, a página Web, http://apeb23pedroucos.blogspot.com/ com a qual se pretende manter informada a comunidade local (comunidade educativa, mas não só), do que de relevante, relativamente ao agrupamento, se vai passando. Disponibilizamos o correio eletrónico apeppedroucos@gmail.com para qualquer contacto direto com órgão executivo da Associação.

- Mantemos um espaço no Facebook (http://www.facebook.com/apep.pedroucos) onde interagimos com toda a comunidade educativa e neste momento tendo neste momento 720 elementos.

- Incentivamos a cooperação entre a Associação e os Órgãos de gestão do Agrupamento: Contribuímos, continuadamente, para a solução e ou minimização dos aspetos menos positivos com que a escola se debata, na perspetiva de que os alunos estão em primeiro lugar, os pais, enquanto responsáveis pelo futuro destes.

- Temos um protocolo com Gabinete de Cardiologia da Boavista (GCB) disponibilizando aos alunos, familiares, docentes e não-docentes do Agrupamento de Pedrouços, o acesso aos nossos serviços, nas nossas instalações, usufruindo do acompanhamento da equipa multidisciplinar com redução do custo dos mesmos quando realizados na sede da clínica em regime particular, até Julho de 2013.

- Total colaboração na alteração ao Regulamento Interno quer como pais no Conselho Geral, quer como pais da Associação de Pais, onde procuramos dar a nossa visão do que se poderia melhorar e alcançar melhores objetivos.

- Tivemos várias reuniões com a equipa Bibliotecária do nosso Agrupamento.

- Parceria entre os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e a Associação de Pais dos alunos da EB 2.3 de Pedrouços.
O projeto de Orientação Vocacional da EB 2.3 de Pedrouços tem como objetivos:
1º - Apoiar os alunos do 9º ano na escolha dos cursos e profissões que pretendam seguir no futuro;
2º - Permitir aos alunos contactar com profissionais das áreas profissionais que gostam, aumentando o seu conhecimento sobre o mundo das profissões;
3º - Ter contacto com o mundo real das profissões, desfazendo crenças e mitos errados sobre as profissões.

- Realizamos a festa do Carnaval em conjunto com as animadoras do Agrupamento na Escola Sede este ano de 2013 e trouxemos o Grupo TLF.

- Participamos na organização de um evento denominado “Escola de Pais com filhos com NEE”, organizado pela Dr.ª Carmem Mendes Coordenadora da Educação Especial em colaboração com o grupo de trabalho das Associações de Pais do Agrupamento, na sede do mesmo.

- Estamos a trabalhar na elaboração de um Protocolo com a Flor do Linho, onde os nossos jovens com NEE puderam ter atividades fora da Escola devidamente acompanhados.

- O Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento de Escolas de Pedrouços promoveu a visita da Dr. Maria Helena Ribeiro coordenadora do Projeto Bué d´escolhas que visa promover o sucesso escolar e profissional das crianças e jovens do nosso Agrupamento e ao de Águas Santas, a fim de informar os pais da mais-valia deste projeto nos seus educados.

- Estamos a organizar para o início do próximo ano letivo um encontro que se chamara “Da Escola, Para a Escola” onde faremos um debate entre todos os órgãos da Escola para que a comunidade escolar saiba o que faz cada órgão e onde se pode articular os mais diversos trabalhos e formas de promover o sucesso educativo.

- Estivemos presentes no “Sarau Desportivo” com uma barraquinha a convite da organizadora do mesmo, a Professora Marisa Ferro.

-Realizamos o encontro “Os pais e a Escola dos seus filhos”.

- Recebemos o Dr. Vítor da Flor do Linho que nos apresentou o trabalho que podemos organizar em conjunto.

- Estivemos presentes em três reuniões com as inspetoras avaliadora externa do IGEC.

- Estamos a organizar formações para toda comunidade, em parceria com a Orientaris, de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Informática e Primeiros socorros todas elas certificadas.

- Dinamizamos a criação de salas de estudo e em parceria com o Dr. Mário Rui fizemos o documento que foi já aprovado pelo anterior Diretor aguardando apenas autorização das entidades competentes.
- Criamos a iniciativa conjunta dos projetos EntrEscolhas-Geração D'Ouro (Gondomar) e Bué de Escolhas (Maia), equipa TEIP e Associação de Pais da EB 2.3 de Pedrouços chamada “Há Escolhas em Pedrouços” que foi um sucesso tendo também trazido o cantor Paulo Costa.

- Colaboramos com o Baile de Finalistas.

-Participamos pela primeira vez na Assembleia de Alunos e passaremos a articular reuniões com os mesmos.

- Vamos participar na Semana Cultural 2013 organizada pela Junta de Pedrouços.

- Tivemos ao todo mais de 60 reuniões só dentro da Escola, não contando com as exteriores.

Um excelente ano, com muito trabalho, muitas situações complicadas, mas um ano em que esta ap trabalhou com todos os departamentos como nunca. Um ano, em que só para reuniões ao serviço da AP foram mais de 60, mais as horas de trabalho em casa, fora as reuniões do Conselho Geral e das duas comissões a que tenho gosto em pertencer.
Obrigado a todos os departamentos da nossa Escola, ao Dr. Alcidio Lopes, aos funcionários/as, ao Conselho Geral que sabe reconhecer quem trabalha, e aos alunos/as pelo carinho.
Obrigado.

Pres. Direção: Daniel Fernandes

Sem comentários: