segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O nosso trabalho de 3 anos ao vosso serviço.

Partilho aqui o relatório de atividades desde que assumi a presidência desta Associação de Pais decorria o ano de 2012.
Coloco isto, porque na última Assembleia (sim, ainda aguardamos pela data da próxima), foi dito por ex membros desta Ap, que nunca fizeram nada pela mesma, de que nós não fazíamos nada e um desses elementos já cá estava antes de eu entrar e foi o que disse que quebramos laços com a comunidade escolar, só não tem argumentos para tanto trabalho feito, com a mesma comunidade escolar.
Nunca trabalhamos tanto em conjunto, por muito respeito que tenho pelos meus antecessores, nem nunca fomos tão chamados a intervir, quer pelos Pais, quer pela Direção, quer pelas instituições que connosco trabalham.
Sei que os pais e alunos não precisavam que os recorda-se, mas para que não mintam mais aos pais que não estão tão atentos.
Aqui estão três anos de trabalho de uma equipe em que esses não colaboraram em nada, a não ser para os comes e bebes da semana cultural;
- Participamos nas estruturas da escola (Conselho Geral, Conselho Pedagógico).
- Mantivemos reuniões periódicas com o Conselho Executivo.
- Conseguimos que a cobertura do vestuário das raparigas, no pavilhão, fosse isolada dos “mirones” que frequentemente impediam as alunas de se poderem vestir em paz.
- Promovemos Reuniões com os Diretores de turma.
- Incentivamos o Agrupamento a realizar reuniões de Conselho de Turma com os Pais Representantes de Turma, já que as mesmas eram realizadas sem os mesmos, sendo raras as situações em que tal acontecia.
- Realizamos reuniões mensais com os Enc. de Educ. da turma diversas vezes tendo também sido realizado um documento para melhor esclarecer os pais de qual o seu papel na função de Pais Representantes de Turma.
- Conseguimos uma sala para poder receber os pais.
- Criamos o Gabinete de Apoio aos Pais e Alunos onde estivemos sempre presentes quer em presença física uma vez por semana, quer por via telefónica.
- Participamos na organização da Semana da Cultura e estivemos presentes com um stand onde procuramos divulgar a nossa AP e a nossa Escola. Procuramos também conseguir mais verbas para ajudar os nossos alunos.
- Reunimos com o Diretor do Agrupamento e o Sr. Presidente da Junta a fim de sabermos onde podemos colaborar, e onde podem estas entidades nos ajudar.
- Participamos na organização da Semana da leitura na Biblioteca da nossa Escola, tendo também trazido uma convidada, a escritora Raquel Azevedo.
- Criamos o concurso para o logótipo da nossa AP.
- Informamos os pais e Enc. de Educ., sobre os direitos e deveres que lhe assistem na educação dos seus educandos e como participarem nas reuniões de Conselho de Turma.
- Incentivamos as Associações do Agrupamento através das reuniões com o Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento da nossa Escola, à participação das mesmas em diversas atividades, tendo também havido partilha de informação e colaboração entre as mesmas.
- Disponibilizamos e mantemos atualizada, a página Web, http://apeb23pedroucos.blogspot.com/ com a qual se pretende manter informada a comunidade local (comunidade educativa, mas não só), do que de relevante, relativamente ao agrupamento, se vai passando. Disponibilizamos o correio eletrónico apeppedroucos@gmail.com para qualquer contacto direto com órgão executivo da Associação.
- Criamos também um espaço no Facebook (http://www.facebook.com/apep.pedroucos) onde interagimos com toda a comunidade educativa.
- Incentivamos a cooperação entre a Associação e os Órgãos de gestão do Agrupamento: Contribuímos, continuadamente, para a solução e ou minimização dos aspetos menos positivos com que a escola se debata, na perspetiva de que os alunos estão em primeiro lugar, os pais, enquanto responsáveis pelo futuro destes, em segundo lugar e em terceiro lugar virá a escola e restante comunidade.
- Participamos nas estruturas da escola (Conselho Geral, Conselho Pedagógico).
- Mantivemos reuniões periódicas com o Conselho Executivo e sempre que possível em horário pós-laboral.
- Promovemos Reuniões com os Diretores de turma.
- Incentivamos o Agrupamento a realizar reuniões de Conselho de Turma com os Pais Representantes de Turma, já que as mesmas eram realizadas sem os mesmos, sendo raras as situações em que tal acontecia.
- Realizamos reuniões mensais com os Enc. de Educ. da turma diversas vezes tendo também sido realizado um documento para melhor esclarecer os pais de qual o seu papel na função de Pais Representantes de Turma.
- Temos uma sala para poder receber os pais onde temos o Gabinete de Apoio aos Pais e Alunos onde estivemos sempre presentes quer em presença física uma vez por semana, quer por via telefónica.
- Participamos na organização da Semana da Cultura e estivemos presentes com um stand onde procuramos divulgar a nossa AP e a nossa Escola. Procuramos também conseguir mais verbas para ajudar os nossos alunos.
- Participamos na organização da Semana da leitura na Biblioteca da nossa Escola, tendo também trazido uma escritora convidada em 2012 e duas escritoras em 2013.
- Incentivamos as Associações do Agrupamento através das reuniões com o Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento da nossa Escola, à participação das mesmas em diversas atividades, tendo também havido partilha de informação e colaboração entre as mesmas.
- Disponibilizamos e mantemos atualizada, a página Web, http://apeb23pedroucos.blogspot.com/ com a qual se pretende manter informada a comunidade local (comunidade educativa, mas não só), do que de relevante, relativamente ao agrupamento, se vai passando. Disponibilizamos o correio eletrónico apeppedroucos@gmail.com para qualquer contacto direto com órgão executivo da Associação.
- Criamos também um espaço no Facebook (http://www.facebook.com/apep.pedroucos) onde interagimos com toda a comunidade educativa.
- Incentivamos a cooperação entre a Associação e os Órgãos de gestão do Agrupamento: Contribuímos, continuadamente, para a solução e ou minimização dos aspetos menos positivos com que a escola se debata, na perspetiva de que os alunos estão em primeiro lugar, os pais, enquanto responsáveis pelo futuro destes.
- Temos um protocolo com Gabinete de Cardiologia da Boavista (GCB) disponibilizando aos alunos, familiares, docentes e não-docentes do Agrupamento de Pedrouços, o acesso aos nossos serviços, nas nossas instalações, usufruindo do acompanhamento da equipa multidisciplinar com redução do custo dos mesmos quando realizados na sede da clínica em regime particular, até Julho de 2013.
- Total colaboração na alteração ao Regulamento Interno quer como pais no Conselho Geral, quer como pais da Associação de Pais, onde procuramos dar a nossa visão do que se poderia melhorar e alcançar melhores objetivos.
- Parceria entre os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e a Associação de Pais dos alunos da EB 2.3 de Pedrouços.
O projeto de Orientação Vocacional da EB 2.3 de Pedrouços tem como objetivos:
1º - Apoiar os alunos do 9º ano na escolha dos cursos e profissões que pretendam seguir no futuro;
2º - Permitir aos alunos contactar com profissionais das áreas profissionais que gostam, aumentando o seu conhecimento sobre o mundo das profissões;
3º - Ter contacto com o mundo real das profissões, desfazendo crenças e mitos errados sobre as profissões.
- Realizamos a festa do Carnaval em conjunto com as animadoras do Agrupamento na Escola Sede este ano de 2013.
- Participamos na organização de um evento denominado “Escola de Pais com filhos com NEE”, organizado pela Dr.ª Carmem Mendes Coordenadora da Educação Especial em colaboração com o grupo de trabalho das Associações de Pais do Agrupamento, na sede do mesmo.
- Estamos a trabalhar na elaboração de um Protocolo com a Flor do Linho, onde os nossos jovens com NEE puderam ter atividades fora da Escola devidamente acompanhados.
- O Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento de Escolas de Pedrouços promoveu a visita da Dr. Maria Helena Ribeiro coordenadora do Projeto Bué d´escolhas que visa promover o sucesso escolar e profissional das crianças e jovens do nosso Agrupamento e ao de Aguas Santas, a fim de informar os pais da mais-valia deste projeto nos seus educados.
- Estamos a organizar para o início do próximo ano letivo um encontro que se chamara “Da Escola, Para a Escola” onde faremos um debate entre todos os órgãos da Escola para que a comunidade escolar saiba o que faz cada órgão e onde se pode articular os mais diversos trabalhos e formas de promover o sucesso educativo.
- Estamos a organizar formações para toda comunidade, em parceria com a Orientaris, de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Informática e Primeiros socorros todas elas certificadas.
Todas estas atividades estão em comunhão com a Carta de Missão do Agrupamento e o Projeto TEIP, a fim de todos caminharmos no mesmo sentido e dai, ter melhores resultados nos alunos.
- Participamos nas estruturas da escola (Conselho Geral).
- Mantivemos reuniões periódicas com o Conselho Executivo.
- Mantivemos uma sala para poder receber os pais onde temos o Gabinete de Apoio aos Pais e Alunos onde estivemos sempre presentes quer em presença física sempre que necessário, quer por via telefónica.
- Trabalhamos em conjunto com a Direção na realização da Festa de Inicio do Ano Letivo.
-Trabalhamos em conjunto com Direção na receção aos alunos do 5º ano.
- Participamos na organização da Semana da leitura na Biblioteca da nossa Escola, tendo também trazido novamente duas escritoras e um escritor.
- Incentivamos as Associações do Agrupamento através das reuniões com o Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento da nossa Escola, à participação das mesmas em diversas atividades, tendo também havido partilha de informação e colaboração entre as mesmas.
- Disponibilizamos e mantemos atualizada, a página Web, http://apeb23pedroucos.blogspot.com/ e https://www.facebook.com/apep.pedroucos com os quais se pretende manter informada a comunidade local (comunidade educativa, mas não só), do que de relevante, relativamente ao agrupamento e Associação de Pais, se vai passando. Disponibilizamos o correio eletrónico apeppedroucos@gmail.com para qualquer contacto direto com órgão executivo da Associação.
- Mantivemos um espaço no Facebook (http://www.facebook.com/apep.pedroucos) onde interagimos com toda a comunidade educativa tendo neste momento 1150 elementos entre Alunos/as, Pais, Docentes e não Docentes, além de elementos da comunidade e outras entidades sendo este o principal meio de divulgação das atividades escolares e o qual reencaminha as principais informações para o novo site do Agrupamento.
- Incentivamos a cooperação entre a Associação e os Órgãos de gestão do Agrupamento: Contribuímos, continuadamente, para a solução e ou minimização dos aspetos menos positivos com que a escola se debata, na perspetiva de que os alunos estão em primeiro lugar, os pais, enquanto responsáveis pelo futuro destes, e mesmo nas férias escolares mantivemos contacto e tivemos conhecimento de tudo que era relevante.
- Total colaboração na alteração ao Regulamento Interno neste ano letivo quer como pais no Conselho Geral, quer como pais da Associação de Pais, onde procuramos dar a nossa visão do que se poderia melhorar e alcançar melhores objetivos tendo sido propostas alterações na pessoa do presidente desta Associação e que foram aceites.
- Tivemos várias reuniões com a equipa Bibliotecária do nosso Agrupamento e colaboramos sempre que era necessário.
- Mantivemos a parceria com a Porto Editora tendo conseguido este ano a Escola Virtual gratuita em parte durante um mês, sendo que algumas mais-valias da Escola Virtual mantiveram-se durante um ano. Conseguimos também capas e blocos para as reuniões.
- Parceria entre os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Pedrouços e a Associação de Pais dos alunos da EB 2.3 de Pedrouços.
O projeto de Orientação Vocacional da EB 2.3 de Pedrouços tem como objetivos:
1º - Apoiar os alunos do 9º ano na escolha dos cursos e profissões que pretendam seguir no futuro;
2º - Permitir aos alunos contactar com profissionais das áreas profissionais que gostam, aumentando o seu conhecimento sobre o mundo das profissões;
3º - Ter contacto com o mundo real das profissões, desfazendo crenças e mitos errados sobre as profissões.
Para esta atividade, tivemos várias reuniões com as respetivas entidades.
- Colaboramos com a Organização do dia da Proteção Civil 2014 tendo participado em 5 reuniões de preparação, com a realização e elaboração/distribuição das fichas de participação, de mais de 1200 alunos/as, oferecemos água e trabalhamos no próprio dia das 8 horas às 18 horas com três elementos desta Associação.
- Passamos rifas em conjunto com uma turma do 9º ano.
- Realizamos em colaboração com a Direção, a Festa de Natal, com todas as Associações de Pais que quiseram colaborar e com a colaboração do EntrEscolhas-Geração D'Ouro (Gondomar) e Bué de Escolhas (Maia) e trouxemos o cantor Paulo Costa, tendo sorteado prémios referente às rifas passadas.
- Participamos na elaboração do Plano Educativo da Maia que por sua vez, passará a ser Carta Educativa da Maia, com várias propostas elaboradas por nós e que foram aceites.
- Dinamizamos a criação de salas de estudo e em parceria com o Dr. Mário Rui fizemos o documento aprovado pela Direção e Pedagógico e já esteve em funcionamento este ano letivo.
- Mantivemos a iniciativa conjunta dos projetos EntrEscolhas-Geração D'Ouro (Gondomar) e Bué de Escolhas (Maia), e Associação de Pais da EB 2.3 de Pedrouços chamada “Há Escolhas em Pedrouços” conhecido como Férias Divertidas 2014, que foi um sucesso, onde tivemos cerca de 4 reuniões para a realização da mesma e com a presença de três elementos durante os dois dias das 8 horas às 18 horas, e com o patrocínio da Nestlé.
- Colaboramos com o Baile de Finalistas.
- Tivemos ao todo 88 reuniões só dentro da Escola, não contando com as exteriores onde reunimos com as entidades que receberam os nossos alunos/as nas visitas profissionais, entre outras entidades.
- Participamos na organização da Semana Cultural de Pedrouços na Casa do Alto e estivemos presentes com um stand onde procuramos divulgar a nossa AP e a nossa Escola durante dez dias com vários elementos.
- Participamos e colaboramos na Atividade “E o Cientista sou eu?”.
- Participamos da atividade da Biblioteca “Poemas Soltos”
- Participamos na atividade “LS2 - Leituras, Sentidos e Saberes 2014”
- Participamos no dia da Hemofilia.
- Participamos na Caminhada Solidária de Pedrouços.
-Participamos na festa de encerramento do ano letivo no Parque do Avioso.
- A nossa Associação esteve presente no dia do Pai no programa A Casa do Manel na RTV na pessoa do seu presidente.
- A nossa Associação esteve com a Direção no Programa No Feminino da MVM onde se debateu a mulher no ensino.
Todas estas atividades estão em comunhão com a Carta de Missão do Agrupamento e o Projeto TEIP, a fim de todos caminharmos no mesmo sentido e dai, ter melhores resultados nos alunos.
Também refiro que sem o apoio da Direção, jamais poderíamos ter chegado tão longe e termo cumprido com o nosso papel enquanto Associações de Pais.
E depois, os que não trabalham somos nós?
Abraço a todos e boa semana.

Presidente da Direção.
Daniel Fernandes.

Sem comentários: