quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PLANO DE ACTIVIDADES: 2012/2013


ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENC. DE EDUC. DA EB 2/3 DE PEDROUÇOS 

PLANO DE ACTIVIDADES: 2012/2013

O Plano de Actividades, mais do que um processo de intenção pretende ser um instrumento de trabalho para os Órgãos Sociais da Associação. Servirá também de base para um projecto a média/ longo prazo, no intuito de uma cada vez mais e melhor contribuição positiva para a escola EB 2/3 de Pedrouços e todos os que de uma ou outra forma dela fazem a sua segunda casa.

O Plano Anual de Actividades que apresentamos enraíza as bases da sua elaboração nos objectivos da Associação de Pais.

- Participação nas estruturas da Escola
- Participar no Carnaval.
- Promover encontros com todos os atores da nossa Escola e não só com possibilidade da transmissão de Web Cast.
- Realizar a Recolha de Alimentos e roupas.
- Participar nas estruturas da escola (Conselho Geral)
- Manter reuniões periódicas com o Conselho Executivo
- Promover Reuniões com os Directores de turma.
- Promover Reuniões mensais com os  Enc. de Educ. da turma
 - Manter o Gabinete de Apoio aos Pais e Alunos.
- Participar na organização da Semana da Cultura,
- Participar na organização das actividades desportivas
- Organizar o Chá Literário
- Apoiar os clubes da nossa Escola
- Participar na organização da Semana da leitura
- Disponibilizar uma Caixa do Correio para maior aproximação à comunidade de Pais da Escola
- Criar o Logótipo da nossa AP  
- Promover e/ou organizar visitas ao Pólo Universitário.

Dinamização e Informação
- Incentivar a adesão de sócios à Associação.
- Informar os pais e Enc. de Educ., sobre os direitos e deveres que lhe assistem na  educação dos seus educandos e como participarem nas reuniões de Conselho de Turma.
- Cooperar com todos os outros intervenientes no processo educativo.
- Incentivar as Associações do Agrupamento através das reuniões com o Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento da nossa Escola.
Organização
- Manifestações Desportivas.
- Manifestações Culturais.
Acções Especificas
- Biblioteca, ajudar na aquisição de livros.
- Semana da Leitura.
- Várias acções específicas em colaboração com o pessoal Docente, auxiliares ocupacionais,
- Organizar e promover conferências com temas a designar.
1. Manter e dinamizar a página Web da Associação:
Disponibilizar e manter actualizada, a página Web, http://apeb23pedroucos.blogspot.com/ com a qual se pretende manter informada a comunidade local (comunidade educativa, mas não só), do que de relevante, relativamente ao agrupamento, se vai passando. Disponibilizar o correio electrónico apeppedroucos@gmail.com para qualquer contacto directo com órgão executivo da Associação.
Indicador:           nº de artigos/temas abordados
Meta:                   Evidência de evolução crescente
2. Estimular à envolvência da comunidade educativa com a escola e associação:
Incentivar, seja através da possibilidade de serem emitidos comentários aos assuntos publicados na página Web, seja através do endereço electrónico (email) da Associação de Pais apeppedroucos@gmail.com, ou de outros meios que sirvam o mesmo fim, a envolvência da comunidade local com a escola e a associação.
Indicador:      Nº de visitas/comentários
Meta:              Evidência de evolução crescente
3. Campanha de angariação de sócios e colaboradores:
Incentivar a comunidade a avaliar as iniciativas da Associação de Pais, sendo que se as considerarem oportunas e positivas, não deixem de as apoiar, não só do ponto de vista do incentivo moral, verbal, mas também financeiro, sendo que não devem deixar de ser críticos caso estas não passem de intenções, ou defraudem as vossas expectativas.
Decorre dos estatutos que sócios (pagantes de quota) podem ser todos os que assim o entendam, seja por dever cívico, capacidade financeira, ou outro motivo. Sócios com direito a voto apenas poderão ser os pais ou encarregados de educação de alunos do agrupamento. Incentivar todos aqueles que pelas suas competências, sejam estas intelectuais, artísticas, profissionais, humanitárias, ou outras, a contribuir para o bem público, em particular para a comunidade abrangida pelo agrupamento, compartilhando, de forma graciosa, essa mais valia com a Associação de Pais. A Ficha de Inscrição de Sócio pode ser impressa da página Web.
Indicador:        nº de sócios/colaboradores
Meta:    Sócios efectivos = 10% nº alunos    Sócios contributivos = 10% nº alunos

4. Estimular a cooperação entre a Associação e os Órgãos de gestão do Agrupamento:
Contribuir, continuadamente, para a solução e ou minimização dos aspectos menos positivos com que a escola se debata, na perspectiva de que os alunos estão em primeiro lugar, os pais, enquanto responsáveis pelo futuro destes, em segundo lugar e em terceiro lugar virá a escola e restante comunidade.

Indicador: Participação conjunta em eventos / Propostas de cooperação e de melhoria
Meta:         Evidência de empenho continuado (actas, correspondência, etc.)
5. Estimular a cooperação entre Associação de Pais e os Enc. de Educ. na participação da vida escolar:
Contribuir para a eleição dos rep. Dos Enc. de Educ. para o Conselho Geral, Conselho Pedagógico e Conselho de Turma. Reforçar nos docentes, o espírito de entreajuda, através de estratégias a definir, de modo a que os pais no seu processo apoiarem a escola. Organizar e promover conferências com temas a designar.
Indicador: Participação conjunta em eventos / Propostas de cooperação e de melhoria
Meta:         Evidência de empenho continuado (actas, correspondência, etc.)
6. Estimular a cooperação no acolhimento de novos alunos:
Reforçar nos finalistas, o espírito de entreajuda, através de estratégias a definir, de modo a apoiarem a escola no processo de acolhimento dos alunos oriundos do 1º ciclo.
 7. Estimular à contribuição com sugestões de melhoria:
Estimular nos alunos, o espírito positivo, não só sobre a sua escola, mas também sobre assuntos dos jovens, abrindo assim o caminho à participação activa na associativismo vivido no secundário.
Desenvolvendo nos alunos atitudes de auto-estima, respeito mutuo e regras de convivência, que contribuem para a sua educação como cidadãos tolerantes, autónomos, organizados e civicamente responsáveis.
 Indicador: (6./7.) nº de iniciativas/tipo de iniciativas
Meta:        Evidencia de empenho continuado (actas, correspondência, fórum Web, etc.)
Notas:
1) A forma sintética da apresentação deste Plano de Actividades, pressupõe;
1.          A distribuição de responsabilização pelos diversos membros dos Órgãos Sociais da Associação, das Actividades programadas.
2.          A obrigatoriedade, por parte do(s) membro(s) responsável(sáveis), pelo desenvolvimento da(s) actividade(s), de apresentação de um plano de execução da actividade e respectivo relatório de desenvolvimento.
3.          Estes documentos deverão ser apresentados nas reuniões mensais, ou em outras convocadas para o efeito.
4.          Informação ao Conselho Executivo da Escola, ao abrigo do compromisso de colaboração, sobre o ponto de Situação das actividades em curso.
2) Este Plano de Actividades só se efectiva após aprovação, por parte da Direcção da Associação.
Os Membros da Direção:
Presidente – Daniel Fernandes
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Vice-Presidente – Susana Mota
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Secretária – Isabel Calvelhe
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Tesoureira – Cristina Santos
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Vogal -- Olegário Almeida
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Maia, 07 de Novembro de 2012

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