ASSOCIAÇÃO
DE PAIS E ENC. DE EDUC. DA EB 2/3 DE PEDROUÇOS
PLANO
DE ACTIVIDADES: 2012/2013
O Plano de
Actividades, mais do que um processo de intenção pretende ser um instrumento de
trabalho para os Órgãos Sociais da Associação. Servirá também de base para um
projecto a média/ longo prazo, no intuito de uma cada vez mais e melhor
contribuição positiva para a escola EB 2/3 de Pedrouços e todos os que de uma
ou outra forma dela fazem a sua segunda casa.
O Plano Anual de
Actividades que apresentamos enraíza as bases da sua elaboração nos objectivos
da Associação de Pais.
- Participar no Carnaval.
- Promover encontros com todos
os atores da nossa Escola e não só com possibilidade da transmissão de Web Cast.
- Realizar a Recolha de
Alimentos e roupas.
- Participar nas estruturas da escola
(Conselho Geral)
- Manter reuniões periódicas com o
Conselho Executivo
- Promover Reuniões com os Directores
de turma.
- Promover Reuniões mensais com os Enc. de Educ. da turma
- Manter o Gabinete de Apoio aos Pais e Alunos.
- Participar na organização da Semana da Cultura,
- Participar na organização das actividades desportivas
- Organizar o Chá Literário
- Apoiar os clubes da nossa Escola
- Participar na organização da Semana da leitura
- Disponibilizar uma Caixa do Correio para maior
aproximação à comunidade de Pais da Escola
- Criar o Logótipo da nossa AP
- Promover e/ou organizar visitas ao Pólo Universitário.
Dinamização e
Informação
- Incentivar a adesão de sócios à
Associação.
- Informar os pais e Enc. de Educ.,
sobre os direitos e deveres que lhe assistem na educação dos seus
educandos e como participarem nas reuniões de Conselho de Turma.
- Cooperar com todos os outros
intervenientes no processo educativo.
- Incentivar as Associações do Agrupamento através das
reuniões com o Grupo de Trabalho das Associações de Pais do Agrupamento da
nossa Escola.
Organização
- Manifestações Desportivas.
- Manifestações Culturais.
Acções Especificas
- Biblioteca, ajudar na aquisição de
livros.
- Semana da Leitura.
- Várias acções específicas em
colaboração com o pessoal Docente, auxiliares ocupacionais,
- Organizar e promover conferências
com temas a designar.
1. Manter e dinamizar a página Web da
Associação:
Disponibilizar e manter actualizada, a
página Web, http://apeb23pedroucos.blogspot.com/
com a qual se pretende manter informada a comunidade local
(comunidade educativa, mas não só), do que de relevante, relativamente ao
agrupamento, se vai passando. Disponibilizar o correio electrónico apeppedroucos@gmail.com para qualquer
contacto directo com órgão executivo da Associação.
Indicador:
nº de artigos/temas abordados
Meta:
Evidência
de evolução crescente
2. Estimular à envolvência da
comunidade educativa com a escola e associação:
Incentivar, seja através da
possibilidade de serem emitidos comentários aos assuntos publicados na página
Web, seja através do endereço electrónico (email) da Associação de Pais apeppedroucos@gmail.com, ou de outros
meios que sirvam o mesmo fim, a envolvência da comunidade local com a escola e
a associação.
Indicador:
Nº
de visitas/comentários
Meta:
Evidência
de evolução crescente
3. Campanha de angariação de sócios e
colaboradores:
Incentivar a comunidade a avaliar as
iniciativas da Associação de Pais, sendo que se as considerarem oportunas e
positivas, não deixem de as apoiar, não só do ponto de vista do incentivo
moral, verbal, mas também financeiro, sendo que não devem deixar de ser
críticos caso estas não passem de intenções, ou defraudem as vossas
expectativas.
Decorre dos estatutos que sócios
(pagantes de quota) podem ser todos os que assim o entendam, seja por dever
cívico, capacidade financeira, ou outro motivo. Sócios com direito a voto
apenas poderão ser os pais ou encarregados de educação de alunos do
agrupamento. Incentivar todos aqueles que pelas suas competências, sejam estas
intelectuais, artísticas, profissionais, humanitárias, ou outras, a contribuir
para o bem público, em particular para a comunidade abrangida pelo agrupamento,
compartilhando, de forma graciosa, essa mais valia com a Associação de Pais. A Ficha
de Inscrição de Sócio pode ser impressa da página Web.
Indicador:
nº
de sócios/colaboradores
Meta: Sócios
efectivos =
10% nº alunos Sócios contributivos = 10% nº alunos
4. Estimular a cooperação entre a
Associação e os Órgãos de gestão do Agrupamento:
Contribuir, continuadamente, para a
solução e ou minimização dos aspectos menos positivos com que a escola se
debata, na perspectiva de que os alunos estão em primeiro lugar, os pais,
enquanto responsáveis pelo futuro destes, em segundo lugar e em terceiro lugar
virá a escola e restante comunidade.
Indicador: Participação
conjunta em eventos / Propostas de cooperação e de melhoria
Meta:
Evidência de empenho continuado (actas, correspondência, etc.)
5. Estimular a cooperação entre
Associação de Pais e os Enc. de Educ. na participação da vida escolar:
Contribuir para a eleição dos rep. Dos
Enc. de Educ. para o Conselho Geral, Conselho Pedagógico e Conselho de Turma.
Reforçar nos docentes, o espírito de entreajuda, através de estratégias a
definir, de modo a que os pais no seu processo apoiarem a escola. Organizar e
promover conferências com temas a designar.
Indicador: Participação
conjunta em eventos / Propostas de cooperação e de melhoria
Meta:
Evidência de empenho continuado (actas, correspondência, etc.)
6. Estimular a cooperação no
acolhimento de novos alunos:
Reforçar nos finalistas, o espírito de
entreajuda, através de estratégias a definir, de modo a apoiarem a escola no
processo de acolhimento dos alunos oriundos do 1º ciclo.
7. Estimular à contribuição com
sugestões de melhoria:
Estimular nos alunos, o espírito
positivo, não só sobre a sua escola, mas também sobre assuntos dos jovens,
abrindo assim o caminho à participação activa na associativismo vivido no
secundário.
Desenvolvendo nos alunos atitudes de
auto-estima, respeito mutuo e regras de convivência, que contribuem para a sua
educação como cidadãos tolerantes, autónomos, organizados e civicamente
responsáveis.
Indicador: (6./7.) nº de
iniciativas/tipo de iniciativas
Meta:
Evidencia de empenho continuado (actas, correspondência, fórum Web, etc.)
Notas:
1) A forma sintética da apresentação
deste Plano de Actividades, pressupõe;
1.
A distribuição de responsabilização pelos diversos
membros dos Órgãos Sociais da Associação, das Actividades programadas.
2.
A obrigatoriedade, por parte do(s)
membro(s) responsável(sáveis), pelo desenvolvimento da(s) actividade(s), de
apresentação de um plano de execução da actividade e respectivo relatório de
desenvolvimento.
3.
Estes documentos deverão ser apresentados nas reuniões
mensais, ou em outras convocadas para o efeito.
4.
Informação ao Conselho Executivo da Escola, ao abrigo do
compromisso de colaboração, sobre o ponto de Situação das actividades em curso.
2) Este Plano de Actividades só se
efectiva após aprovação, por parte da Direcção da Associação.
Os Membros da Direção:
Presidente – Daniel Fernandes
_______________________________________________________________
Vice-Presidente – Susana Mota
_______________________________________________________________
Secretária – Isabel Calvelhe
_______________________________________________________________
Tesoureira – Cristina Santos
_______________________________________________________________
Vogal -- Olegário Almeida
____________________________________________________________________________________________________________________
Maia,
07 de Novembro de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário